sábado, 25 de agosto de 2012

JOGAR À BOLA E A RECEITA FISCAL



Quem visita Veneza acaba, mais tarde ou mais cedo, por ficar com a sensação que se passeia por um enorme museu ao ar livre ou, pior, por um parque temático igual aos que se vêm por Las Vegas ou pela China. Por mais belo que seja, a sensação pode ser deprimente e angustiante, principalmente para quem, como eu, abomina parques temáticos porque, embora aprecie museus, gosta também de sentir o pulsar de uma cidade viva e vivida pelos seus habitantes.
Por mais que nos exaltemos com a beleza oriental da sua basílica ou com o rendilhado palácio dos doges, percebemos que nem uma nem o outro cumprem já a função para que foram construídos. Em São Marcos ainda se ouve cantar o Kirie e por vezes, um grupo de peregrinos, devotos do rito ortodoxo, canta emocionados louvores à Virgem de Nikopoeia roubada a Constantinopla, mas Byron já não pode declamar: "I stood in Venice on the Bridge of Sighs a palace and prison on either side", porque tudo, basílica, palácio e prisão, não passam de uma gigantesca sala de exposições, e é em paragens mais tropicais que os Casanovas distribuem seduções.
As gôndolas, que outrora transportavam os seus habitantes, fazem a vez dos landaus de Viena mas, ao contrário destes, a sua presença é de tal maneira obsessiva (e obrigatória) que mais reforçam a imagem do parque temático. Ao contrário de Sevilha, onde as carruagens de cavalos ainda passeiam velhas fidalgas andaluzas pelo parque de Maria Luísa, em Veneza as gôndolas não transportam venezianos para além do gondoleiro.
De facto, Veneza parece morta quando expõe a sua múmia magnífica aos olhares curiosos dos viajantes. Em agonia desde que Vasco da Gama chegou à Índia, entrou em morte lenta no momento em que Napoleão contemplou os cavalos da sua basílica. As ratazanas que cruzam, à noite, as vielas escuras e estreitas, só aumentam a sensação de decrepitude e nem as mulheres que estendem a roupa por cima dos canais, nem os funcionários públicos que almoçam no Rialto conseguem dar à cidade uma aparência de normalidade na mais anormal das cidades europeias.
Quando, tristes e deprimidos ante as rugas desta velha senhora, deixamos cair a vista sobre um bando de garotos que jogam à bola numa praça de Veneza voltamos a acreditar que a cidade está viva. Pobre, sem poder, mas viva numa aparência de aldeia. A todo o momento esperamos ouvir o conservador do museu gritar-lhes: silêncio! perante a heresia da alegria saudável de um jogo de bola no meio de um enterro, mas a velha senhora ri das cócegas que a bola faz na pele decrépita.
Jogar à bola em Veneza não é tarefa fácil e requer pontaria redobrada. Para evitar os vitrais das mil e uma igrejas só têm que pontapear baixo e raso ao solo, mas ninguém consegue evitar que uma defesa mais desesperada corte a bola em direcção às águas do canal. Quanto isso acontece só resta esperar pacientemente que um gondoleiro ou uma lancha moderna dêem uma ajuda.
Disto não cuidou o governo português e, na última apresentação da execução orçamental do Estado verificou-se que a receita fiscal caiu e é inferior à que o governo esperava. Pôs-se o governo, como os miúdos de Veneza, a jogar à bola com os nossos ordenados e subsídios e não contou que mais tarde ou mais cedo a bola iria parar à água. É que não há gôndola ou lancha que a tire de lá.
A rainha do Adriático afunda-se, serena como a sereníssima república, numa morte de tragédia, digna e nobre. E nós, que tivemos o senhorio do Atlântico? O que será preciso para que escapemos ao nosso estrebuchar patético de náufrago que não aprendeu a nadar?


Sem comentários:

Enviar um comentário