quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CHAMEM MISS MARPLE


Os ingleses lembram-se agora de terem visto uns ciganos a rondar o resort no Algarve de onde desapareceu a Maddie. Isto depois de lerem a notícia de uma menina loira no meio de ciganos na Grécia e de outra menina loira, desta vez num acampamento cigano na Irlanda. Entretanto descobriu-se que a menina da Grécia tinha sido vendida por uma miserável família búlgara e a irlandesa era mesmo filha dos ciganos, embora se oiça em surdina pelo acampamento, cantado à boca pequena, o sucesso musical: “ mas quem será, mas quem será o pai da criança”.

Agora entendo Agatha Christie: quando queria resolver um dos seus mistérios desprezava a Scotland Yard e chamava uma velhinha de uma aldeia do Hampshire, ou um emigrante belga excêntrico.

Se não fosse trágico, era capaz de ter piada.
 
 
                    

sábado, 26 de outubro de 2013

BARBARIDADES

 
 
 
Bárbara Guimarães, que é jornalista e conhece bem o meio, emitiu um comunicado à imprensa onde pede “que respeitem e salvaguardem, neste momento difícil, a privacidade da minha vida e a dos meus filhos.”
Estúpido que eu sou. Então não é que para termos privacidade a primeira coisa que devemos fazer é um comunicado à imprensa? Por isso é que não me largam a porta, raios.
A Bárbara é que sabe!
 
 
Imagem do filme: Citizen Kane de Orson Wells


domingo, 20 de outubro de 2013

ASSIM NÃO DÁ

 

Piada do dia:
“Se Gaspar fosse ministro o OE não seria tão mau”, disse Basílio Horta no intervalo entre uma queijada e um travesseiro.
 
Portugal está sob chantagem: ou fazemos o que mandam os sequestradores, ou morremos.
Ou então sermos como a Coreia do Norte: vivermos só com o que temos. Se eles conseguem nós conseguimos. Desde que não chova! Foi só por que nos tivemos de refugiar da chuva que ontem não conseguimos parar o porto de Lisboa. Somos um país de Sol: seremos a Coreia do Norte, mas com Sol!
Podíamos tentar o bluff. Assustar de tal modo os sequestradores fazendo-os pensar que se nos matarem será pior para eles. Para isso são necessárias manifestações, não contra o governo, mas fingindo ser contra, para que o governo tenha espaço de manobra para lhes poder dizer: Vêm? Alarguem lá a corda senão ninguém os segura. Por isso atravessar a ponte de autocarro não faz o efeito desejado.
Deitar a ponte abaixo seria mais eficaz! Mas depois como é que vamos à festa do Avante ver a banca dos partidos irmãos como o MPLA e o partido comunista chinês que são agora donos da hipoteca e por isso aliados dos sequestradores?
O governo, se fosse efectivamente patriota demitia-se. Assustava os mercados? Ainda bem. É isso mesmo que se pretende: Assustar os donos do capital. O pior é que o susto atingiria também o meu vizinho Tózé e temo que não aguentasse.
A CGTP, se ainda quisesse, prestava a todos um grande serviço dirigindo a sua acção contra os verdadeiros patrões. O governo e o capataz da quinta, que por ter estado a a ver navios no canal do Panamá descobriu agora que Sines podia ser a porta de entrada da Europa (então não foi para isso que aquele elefante foi construído, cum raio?), não passam de serventes numa quinta hipotecada. Mas para isso era preciso que o PCP deixasse, mais os países irmãos.
De caminho não seria má ideia mandar passear para a praia das maçãs aquele senhor que decidiu viver a vida ao contrário, fazendo-se de esquerda depois de velho, e que anda a dizer que se fosse com o Gaspar não seria tão mau. É que isto está mau por causa de senhores como ele. Como castigo, mandaram-no comer queijadas.
Assim não dá!
 
Foto: “Glu, glu, glu” de Ana Maria Maiolino


terça-feira, 15 de outubro de 2013

PORTUGAL EM 2º LUGAR NOS DOIDOS MUNDIAIS

 

O mais recente relatório sobre saúde mental diz que somos os mais doidos da Europa mas os segundos no Mundo (não se pode ter tudo)!

O partido comunista português, sempre preocupado com a Constituição e que considera Paulo Portas um malabarista, nada disse sobre as boutades de Machete e a sua interferência no poder judicial no caso de Angola, cujo presidente o partido comunista continua a considerar ser o líder de um partido irmão?!

Mário Soares foi ao cinema ver o filme sobre Hannah Arendt e não se arrependeu. Na sua crónica, Mário Soares informa que foi com a mulher que gosta muito dessa judia alemã anti nazi que se refugiou na América, depois de ter conhecido um campo de concentração em que os nazis torturavam os judeus, levando-os à morte... Mário Soares, que chamou delinquentes aos ministros do governo, diz ainda que gosta muito do Obama e do Xico de quem lê todos os livros?!. É muito bonzinho o Xico e a igreja portuguesa devia seguir-lhe o exemplo, diz o ex-presidente. Depois falou do Camus que faria 100 anos e que os jovens não conhecem e que ele também não conheceu mas em compensação conheceu o Sartre e a Simone que escreveu um livro inesquecível. Ficámos ainda a saber que teme pela vida do Xico, que o Obama se reconciliou com o Irão e com o Putin valendo-se da ajuda preciosa do Kerry (sic), e que o filme sobre a Hannah exibe-se no El Corte Inglês.

A Scotland Yard diz que o suspeito do rapto de Maddie é de raça branca, tem idade entre os 20 e 40 anos, cabelo castanho curto, estatura média e cara sem barba. Fiquei com a certeza de o ter visto em algum lado… Como dizia o outro: é só fazer as contas!

O governo diz que quem ganha 600 euros pertence a uma classe média sumptuária e por isso Arménio Carlos quer correr com os indignados, isto é correr junto com eles, não contra eles (língua difícil, esta!) na ponte sobre o Tejo entre Almada e Alcântara. O governo não deixa mas deixa na Vasco da Gama. O líder sindical diz que não serve e que tem de ser na ponte de Almada à sombra do Cristo Rei, porque foi mandada fazer pelo Salazar e por isso é um símbolo de Abril… não? Não foi isto que disse? Peço desculpa mas depois de ler a crónica de Mário Soares, já não sei o que digo.

Bruno de Carvalho sabe o que diz, e diz que o Sporting já devia estar em primeiro lugar se não fossem as arbitragens.

Eu digo que Portugal já devia estar em primeiro lugar no ranking mundial dos doidos se não fosse a falta de verbas para pagar os estudos.

 
 Imagem: lápis sobre papel, 2008 de Fran Meana, colecção CGAC



domingo, 13 de outubro de 2013

QUEM NÃO SABE COMEMORAR FERIADOS NÃO OS MERECE

 

É verdade que em Outubro estive em Berlim e no dia três foi feriado. Uma quinta-feira e porque o dia da reunificação da Alemanha era importante, não se comemorou nem à sexta nem à segunda, mas no dia em que caiu aquele três de Outubro, ao contrário do que nos querem impingir.

Discursos longos e entediantes, paradas militares com capacetes pontiagudos brilhando ao sol frio de Outono? Não, que raio. Era o três de Outubro, não o cinco. Em vez disso, palco enorme para concertos de música popular escondendo a elegância clássica das portas de Brandeburgo. Ali, juntinho ao Tiergarten, barracas de feira, mesas e bancos de pau, para que o povo possa beber cerveja, comer pretzel, wurst e chucrute. Estava frio, choveria, não choveria, que importa? Os feriados são da rua.

Na noite anterior, a Alexanderplatz transformou-se em terreiro ao ar livre para uma inusitada Oktoberfest, com os rapazes vestindo os tradicionais calções e as raparigas as blusas de manga curta desafiando o frio e aquecendo-se com canecas de cerveja e jogos de força na feira. A longa fila frente às casas de banho improvisadas asseguravam que a festa estava ao rubro. Houve até quem se aproveitasse da circunstância para fazer “ponte”, um pecado meridional.

          Em Portugal o cinco de Outubro, dia da fundação do reino de Portugal e da implantação desta república, deixou de ser feriado mas não deixou de haver razões para o comemorar. Que diabo, calhou ao Sábado. Uma barraquinha de caldo verde no Rossio vinha mesmo a calhar no frio de Lisboa, e se ainda não havia vinho novo, bebessem o velho antes que azedasse.

          Em vez disso: solene e fúnebre homenagem aos heróis da rotunda. Outros, preocupados com a vida, fizeram uma marcha contra a morte dos fetos. Iniciativas louváveis mas que anteciparam o dia de defuntos.

Quem não sabe comemorar feriados não os merece!



terça-feira, 1 de outubro de 2013

FOMOS A VOTOS E HOJE É DIA MUNDIAL DA MÚSICA

Se a expressão: “o Povo falou nas urnas” faz algum sentido, então nestas eleições a verdade desse axioma foi demonstrada. Mais do que um castigo ao governo, o que seria normal, assistiu-se a um castigo aos partidos. Provou-se que as pessoas votam mais pelos afectos do que pelas razões ideológicas.
Porto, Braga, Oeiras e Guarda, aí estão a demonstrá-lo juntamente com aquele segundo lugar de Sintra. O caso de Oeiras merecia um estudo aprofundado, sério e sem sofisma. Se os partidos não aprenderem e se puserem a festejar, muito contentes com os resultados, então o futuro poderá vir a ser uma surpresa. Uma surpresa de efeitos perigosos.
Porque hoje é o dia mundial da música, e porque a flauta talvez tenha sido o primeiro instrumento musical a tocar uma melodia, deixo-vos com este concerto para flauta de Carl Philipp Emanuel Bach, tocado por um excelente flautista que já foi professor nas Caldas da Rainha, António Carrilho, num concerto gravado numa catedral da Noruega.