sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O ÉBOLA É MAIS MORTÍFERO QUE A ESTUPIDEZ?


       Um dos legados que levámos aos povos americanos foi a varíola. Em menos de cem anos da descoberta da América já as suas populações morriam deste vírus desconhecido naquele continente mas conhecido em todo o resto do mundo. Estando a África há muito ligada à Europa e à Ásia através das rotas de caravanas e, mais tarde, pelo colonialismo, não deixa de ser estranho o aparecimento no século XX, em regiões remotas daquele continente, de novos vírus aparentemente transmitidos pelos animais selvagens como se estes fossem para a África o que Colombo foi para a América. Como se os morcegos tivessem chegado a África nos anos setenta do século passado. Coisa tão intrigante como o célebre grito do Tarzan!
          E enquanto o ébola se aventura fora da bacia do Congo fazendo soar as campainhas da milionária indústria farmacêutica (ao contrário dos países da África central, a Europa e a América ainda gastam dinheiro com a saúde), madame Obama, preocupada com a obesidade, dança com nabos. Já se sabia! Por cá, um juiz afirma que o sexo não tem qualquer importância após os cinquenta anos. Pena não haver sultões, senão o eminente juiz teria emprego garantido como guarda do serralho após a reforma, já que o Papa Francisco não aceita “meninos” do coro da capela sistina! João César das Neves, brilhante economista e professor catedrático da nossa praça, compara a sua mulher aos pulmões que os tem fracos e doentes e que, apesar disso, nunca deles se separaria. Não sabemos o que pensam os pulmões de César das Neves sobre uma eventual amputação do professor!
          Os Curdos, cujas mulheres não andam de cara tapada porque não têm vergonha dos maridos e não dançam com nabos, defendem com valentia e coragem a sua terra e os seus costumes. Todos assobiam para o ar. Porque lhes dá jeito que outros façam o trabalho? Por lhes faltar a franqueza de Churchill que não se importou nada em mandar gasear os curdos e ainda fez alarde disso?

Não sei o que me assusta mais, se um vírus mortífero se a estupidez de catedráticos e primeiras-damas, ou se a orquiectomia de magistrados e políticos!

Sem comentários:

Enviar um comentário