quarta-feira, 13 de maio de 2015

QUAL O VALOR DA ARTE?


A minha noção de economia e de finanças nunca evoluiu para além da noção de escambo. Quando um milionário gasta uma fortuna por bens ou serviços canalizando o dinheiro para o pagamento do trabalho gasto na execução daquele bem ou serviço, nenhuma objecção levanto, desde que o dinheiro do milionário tenha sido adquirido dentro das regras legais e morais. É que o único valor que reconheço é o do trabalho. Não sei se é marxismo porque os únicos tratados de economia que li resumem-se aos Evangelhos e ao livro de Actos do Novo Testamento. Por essa razão não consigo imaginar a moeda como mercadoria em si e a especulação bolsista é para mim como a mais demoníaca das artes de macumba.
Gosto imenso de Picasso e ainda me lembro do primeiro quadro que vi do genial pintor: um pastel que fora adquirido pela galeria de arte de Johannesburg, no Joubert Park. Depois foi um deslumbramento quando em Málaga vi um dos maiores acervos do Malaguenho. Aprecio passear-me em qualquer galeria de arte e ninguém me poderá acusar de filisteu: inculto sim, mas amante da arte e com desprezo quanto baste pelos interesses materiais. Por isso entendo que um artista deve ser pago pelo valor e mérito do seu trabalho, esgotando-se nesse pagamento o preço da obra. A especulação sobre o valor da arte e o consequente enriquecimento à sua custa é uma grosseria contra a arte e uma ofensa ao esforço de quem trabalha. Qualquer especulação do valor de um bem é um insulto e um roubo.
Transaccionar-se “As mulheres de Argel” por 160 milhões de euros é algo que só posso considerar obsceno. É que nem as mulheres nem a arte podem ter preço e o porto de Argel há muito que deixou de ser um centro de pirataria.

imagem copiada daqui: 

Sem comentários:

Enviar um comentário