quarta-feira, 25 de setembro de 2013

VAMOS A VOTOS

 

Eu gosto é das autárquicas. O poder local é o que melhor define este país desde a idade média. É o seu sustentáculo e o principal obstáculo à regionalização que nos querem impingir como modernice vinda de fora. A minha simpatia estende-se a todos os que dão o seu tempo e talento, disponibilizando-se a lutarem pela sua terra. Eu, que só à custa dum buldózer consigo sair da frente do computador e de dentro das pantufas, tenho esses homens e mulheres na maior das considerações. Se mandasse, ninguém entraria em São Bento sem fazer tirocínio no poder local, e digo isto sem a mínima ponta de ironia. É por causa do grande carinho que tenho pelos autarcas que aqui venho, em jeito de brincadeira, apelar à ida às urnas, e dispus-me a estudar com atenção o que me propõem os partidos para que no domingo o meu voto seja feito em consciência.

Deitou-me o PSD na caixa do correio uma mão cheia de propostas muito bem elaboradas e elencadas, de tal forma que sendo o candidato o actual presidente da junta, pus-me a imaginar quem teria sido o príncipe encantado que o acordou da letargia comatosa em que ele e a freguesia têm passado o último mandato. A Maria diz-me que estou a ser injusto. Que me lembre do sanitário para os cães ali colocado junto ao pinhal. É certo que sanitários para cães junto a um pinhal são uma redundância mas não é caso para ser ingrato.

O PS então é fantástico. Tão fantástico que se propõe resolver os problemas do meu bairro que eu nem sabia existirem: parece que há falta de um sumidouro ou sargeta. Pensei logo em oferecer-lhes a carteira: aquilo é um sumidouro que só visto.

A CDU, ou o PCP, apresenta um senhor simpático na foto da campanha, assim tipo avô cantigas, que pelos vistos concorre à Câmara, à Freguesia e à Assembleia. Assim se vê a força da CDU!

O Bloco de Esquerda diz que é preciso criatividade. A deles ficou-se pela foto de dois moços que facilmente se confunde com o cartaz publicitário de um filme do faroeste. Como estamos numa de propostas fracturantes, resta-me concluir que mesmo assim não têm cara de príncipes capazes de desencantar a freguesia.

Falta-me o CDS. Pergunto à Maria mas ela diz-me que o caixa do supermercado lhe afiançou que cá na freguesia não há disso, mas que arranja Independentes, se a gente quiser… Assim, como quem impinge um produto de marca branca!

Agora só me resta subir à mesa de voto: é que apesar de haver na freguesia um pavilhão público, com estacionamento à farta, insistem em colocar a assembleia de voto numa escola, sem lugar próximo para estacionar e onde pelo menos 4 secções de voto só têm acesso por escada, violando a lei da acessibilidade.

Difícil será convencer a Maria a ir votar. Anda excitadíssima a consultar um catálogo de moda brasileiro. É que esta casinha, que comprámos no tempo das vacas gordas, fica numa freguesia interior e agora, com a reforma autárquica, vai passar a ter vista para o mar. Por causa disso, meteu-se-lhe na cabeça comprar um daqueles bikinis que a única coisa que ocultam é a vergonha. Já lhe disse para ter juízo, que a crise não justifica tanto corte assim, e o plano director obriga a uma percentagem de área coberta.

Pronto, votem bem e com esperança no futuro!



3 comentários:

  1. Gosto muito........E já agora tambem compro um bikini para passar contigo e a Maria uma linda tarde de sol, na vossa varanda, avistando o mar.....Que lindo!! Obrigada autarquia!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô, Marine.
      O problema são os carros na A8. Vocês com os bikinis e os carros a estamparem-se...

      Eliminar
  2. Espirituosidade na hora de pôr a cruz: bem precisamos! Obrigado! :)

    ResponderEliminar