sábado, 4 de outubro de 2014

SOMOS TRATADAS COMO PRINCESAS

Somos tratadas como princesas, diz uma jovem que largou o conforto do nosso estado social para se dedicar a uma causa que tem a morte como lema. Parece niilismo mas é muito mais uma reacção violenta ao niilismo em que o mundo ocidental vive mergulhado. Uma recusa ao “vale tudo” ocidental.
Não serei tonto para afirmar que o horror que varre o Médio Oriente é culpa do nosso niilismo. O que ali vemos é velho e antigo. Guerras de califados, com mais ou menos horrores, varreram toda a Idade Média. O que nos surpreende é ver mulheres recusarem a igualdade e a liberdade em troca do tratamento de princesas. É vermos jovens devotados a uma guerra injusta e cruel, onde parecem divertir-se matando inocentes e que jamais poderá denominar-se de Jihad. A esses jovens, educados no seio deste nosso niilismo, soar-lhes-ia estranha aquela oração de um cruzado perante a desgraça dos mouros de uma Lisboa conquistada: Cessem, Senhor, as intervenções da tua ira. Deixe de descarregar a tua mão! Basta Senhor!...Agora, se é possível, converta-se o luto deles em alegria…
A nossa reacção àquele horror vem de dentro das nossas crenças alicerçadas em séculos de tradição e depressa esquecemos que, não obstante essas crenças, vivemos na aceitação do niilismo vigente. E é por isso que aceitamos, sem pestanejar, o anúncio definitivo da morte da filosofia que Stephen Hawking bradou alto e em bom som. Quando o brilhante cientista determinou a morte de Deus, já anteriormente declarada por Nietzsche, aproveitou a deixa e afirmou que a Ciência em breve responderá a todas as perguntas, arrumando de vez para as estantes dos museus toda a especulação filosófica. Elevando assim a Ciência à condição de nova religião e a si próprio como o seu profeta, fica-se sem saber se estamos perante o derrube do Niilismo ou, pelo contrário, perante a sua consumação.
Escudado na força da ciência e da tecnologia, tão querida a Hawking, o presidente americano diz que não enviará tropas para o terreno (outros que arrumem a casa que desarrumaram). Perante essa vontade, ou falta dela, que os eleitores de Obama saibam que enquanto houver jovens que deixam o conforto e a segurança do nosso estado social para matarem e serem mortos, num absurdo e aparente niilismo em oposição ao ocidental, e eles só pretendam ir a jogo com o recurso à tecnologia, então chegam já derrotados! Eles e nós, os órfãos de Deus.
É que o Diabo, ao contrário de Deus que Hawking declarou morto, existe, está bem vivo e recomenda-se!

 Aos inocentes mártires, “In Paradiso” de Fauré



Sem comentários:

Enviar um comentário